top of page
Serviços Florestais
Todo grande empreendimento necessita de estudos específicos para que seja viabilizada sua instalação. Na fase do licenciamento ambiental, é possível que o órgão ambiental competente pelo processo de licenciamento solicite alguns estudos tais como EIA/RIMA ou algum outro estudo similar, dependendo da complexidade do empreendimento. Como parte integrante desses estudos, diversos serviços florestais são solicitados.
​
A Agave Soluções Ambientais conta com equipe com vasta experiência na realização de serviços florestais. Nossos colaboradores já participaram de diversos estudos nas mais diferentes fases do licenciamento ambiental, tais como inventários florísticos e fitossociológicos, inventários e sensos florestais, caracterização de áreas, resgate de germoplasma e monitoramento populacional,  nos mais diferentes biomas brasileiros.
Cada estudo corresponde a uma etapa do processo de licenciamento. Na fase de diagnóstico (EIA/RIMA), geralmente é solicitado a realização do inventário florístico ou fitossociológico. Este estudo tem por objetivo apresentar as características qualitativas vegetacionais das áreas (diversidade de espécies). Para a Autorização de Supressão de Vegetação (ASV), que busca garantir o controle da exploração e comercialização da matéria-prima florestal efetivamente explorada nos empreendimentos licenciados pelo órgão ambiental e o controle da exploração e transporte no resgate de espécimes da flora, normalmente é solicitado aos empreendedores a realização do inventário florestal, um estudo quantitativo que tem por objetivo o mensuramento do volume de madeira a ser suprimido. Este estudo serve como subsídio para a realização da cubagem (processo de obtenção do volume de toras de madeira). Com este dados em mãos, o órgão ambiental licenciador define quais serão as medidas compensatórias necessárias para a viabilização do empreendimento.
​
Em alguns casos, também é necessária a realização da caracterização de áreas, afim de comprovar em qual tipo de bioma ocorrerá a supressão. Em muitas dessas supressões, o órgão ambiental pode solicitar a realização do resgate de germoplasma, que consiste na coleta de exemplares de espécies alvos para conservação para posterior repovoamento de áreas a serem definidas pelo órgão ambiental.
bottom of page